Pode parecer contraintuitivo, mas você já parou para pensar que pode ser prejudicial para seu pequeno negócio de varejo online participar de um marketplace? Existem vantagens e desvantagens, mas ultimamente as desvantagens tem sido mais relevantes e isso pode afetar sua lucratividade ou mesmo seu negócio como um todo.
O marketplace atrai grande diversidade e volume de público, aumentando a visibilidade da marca. As pessoas também tendem a ficar mais tempo no site, pela grande quantidade de ofertas e isso é interessante para compras por impulso.
O menor investimento em marketing é uma aparente vantagem, mas facilita a entrada de concorrentes menores, que muitas vezes aceitam margens de lucro inferiores. A guerra dos preços está então declarada e essa é uma batalha em que todos perdem.
Inserir seus produtos em um marketplace significa abrir um outro canal de venda, que deve ser administrado com o mesmo cuidado que seu site ou contas nas redes sociais. Como os marketplaces dão espaço para o cliente fazer perguntas de pré venda, muitas vezes é necessário ter uma pessoa para cuidar desse relacionamento.
Na maioria dos casos, o empreendedor começa sozinho ou com uma estrutura pequena. O marketplace pode ser então uma solução interessante para testar o mercado ou produto, atraindo clientes.
Ao optar pelo marketplace como ponto de venda, o vendedor usufrui da estrutura oferecida pela plataforma sem se preocupar com funcionalidades, códigos, segurança e integração com meios de pagamento. O ponto negativo é que as informações dos clientes não ficam com ele: pertencem ao marketplace, que as usam para trazer mais clientes e lojistas (inclusive seus concorrentes) para a plataforma.
Obviamente existem plataformas sérias e de grande porte, que tem severas políticas de privacidade e controle, que protegem tanto o cliente quanto o lojista, mas há que se observar que falhas acontecem e podem tomar uma proporção catastrófica. Lembre-se que o responsável sempre é o lojista. O marketplace é um corresponsável.
Geralmente os lojistas recebem os pagamentos após muitos dias. Por isso um planejamento financeiro bem feito faz a diferença. A isso deve-se adicionar um capital de giro considerável. Os marketplaces cobram algumas taxas ou comissões sobre as lojas parceiras. Aderindo a esse modelo de negócio, o lojista precisa se adaptar às regras do seu parceiro e arcar com possíveis aumentos de taxas, enfrentando grandes variações de custos.
Lembre-se ainda que o matketplace precisa ter uma estrutura rígida, principalmente no visual. Se você pode agregar valor a seu negócio através de design ou usabilidade a loja virtual própria é a melhor solução. Caso atenda a um nicho específico, o site deve ser adequado a esse público, com a linguagem e ferramentas que eles estão habituados a usar.
Ao escolher colocar seu negócio de varejo na internet, é preferível realizar um pequeno investimento e ter total controle sobre todos os aspectos do site, conhecendo o cliente de forma personalizada, colhendo o feedback de suas primeiras impressões com a marca.
Se você ainda está em dúvidas, entre em contato e vamos conversar por alguns minutos. Muitas vezes você tem um ótimo negócio nas mãos, só restando aplicar a internet como alavanca.