Antes de falarmos do logo, logotipo, logomarca ou seja lá como você chama aquele desenho/nome que usa para representar sua empresa, vamos falar sobre um conceito mais amplo, o de identidade visual.
Ela é o conjunto de elementos, que servem para representar visual e sistematicamente a empresa, produto ou serviço, de forma a torna-la única aos olhos dos consumidores. Do logo ao cartão de visitas, do site ao material impresso; tudo é criado com base na identidade visual, que uniformiza esses diversos itens.
Dentro do processo de criação de uma identidade visual é necessário investir tempo na análise dos objetivos de curto, médio e longo prazo. Através de um manual de identidade visual, têm-se o correto direcionamento que a empresa pretende seguir. A partir daí, todas as decisões de marketing estratégico são tomadas.
Nesse contexto, um logotipo é a essência da visão da empresa (para onde ela quer ir) e da missão (os objetivos tangíveis e quantificáveis). Sendo uma espécie de assinatura do negócio, o logotipo deve ser criado com foco não somente na mensagem que a empresa quer passar, mas também no que o consumidor ou mercado irão entender.
Um logo pode ser simples ou mais elaborado, mas o importante é que seu público alvo o interprete como único e que agregue valor a seu serviço ou produto. Nesses anos na Angulare, já vi diversas empresas com logotipos que não condiziam com seus objetivos. Normalmente a marca estava aquém do que se observava em importância da empresa naquele mercado e até mesmo no seu resultado financeiro.
O oposto também se aplica. Pequenas empresas podem se utilizar de uma identidade visual bem elaborada para trazer mais credibilidade ao negócio, tendo melhores resultados que os concorrentes que não se preocupam com sua imagem.
“Frequentemente, o melhor marketing não parece realmente marketing.” – Seth Godin, um dos maiores especialistas em marketing pós internet do mundo.
E se você precisa de um logo para seu negócio, que tal conhecer nossos serviços nessa área? Acesse https://angulare.com.br/logotipo/