fbpx
Olá, habitante da bolha!
Publicado em na categoria Redes Sociais

Olá, habitante da bolha!

Consegue se imaginar em um mundo onde todo mundo à sua volta pensa nas mesmas coisas, lê sobre os mesmos assuntos e tem a mesma opinião? Isso soa familiar? Claro! Você já está em um filtro bolha e não sabe.

Alguns anos atrás assisti a um vídeo do Eli Pariser, no TED. Segundo ele, o filtro bolha é uma alteração nos algoritmos dos resultados de busca, que supostamente apresenta o conteúdo que for mais relevante para o usuário. Parece algo positivo, mas esconde interesses das grandes corporações em manipular opiniões e formar grupos de interesse em determinados assuntos.

O filtro bolha aprisiona nós internautas a termos contato apenas com assuntos que conhecemos e CONCORDAMOS. Com as ferramentas de buscas e as timelines programadas para nos mostrar nossas preferencias, fica cada dia mais difícil chegar a conteúdos que nos desafiem e nos façam mudar de opinião, gosto ou preferência. Você deve ter notado que na eleição presidencial de 2018, as polaridades foram aumentadas negativamente.

Faça um teste: coloque dois computadores (tá, pode ser celular) de pessoas diferentes e faça a busca por exatamente o mesmo termo. Serão mostrados resultados diferentes, em boa parte da vezes. O problema é que quase um terço da audiência de um portal de notícias é oriunda das redes sociais. Para conquistarem relevância digital e atraírem leitores para suas páginas, eles precisam ser cada dia mais partidários, sensacionalistas e, por consequência, caçadores de cliques.

É assustador descobrir que vivemos em uma bolha sem ver ou interagir com o mundo lá fora, mas isso pode ser resolvido de uma maneira muito simples: tenha curiosidade e saia de sua zona de conforto. Procure conhecer outras realidades e acesse sites que aprofundem mais as notícias e ideias. Dependa menos das redes sociais e busque por pessoas independentes, que gostam de expor novas formas de pensar e que trazem um novo olhar que te enriquece, um pouquinho a cada dia.

E se você quiser fazer um site ou blog para promover suas ideias, estamos à disposição.

Assista à palestra aqui:

Veja esse documentário também:
(Privacidade Hackeada) https://www.netflix.com/br/title/80117542

Tags:

Estamos aqui para ajudar!

Se você tem dúvidas sobre nossos serviços, valores ou formas de contratação, fale agora com nossos atendentes.

1
Olá, gostaria de mais informações sobre a criação de sites ou administração de redes sociais.
Powered by