fbpx
A URL de seu site e porque ela é um ativo
Posted on / by Rodrigo Jerry / in Dúvidas

O que é URL e porque ele é seu bem mais precioso

A URL é o endereço eletrônico que permite que o seu site, loja virtual ou blog seja encontrado na internet. A sigla URL significa: Uniform Resource Locator. É comumente chamado também de domínio ou endereço do site.

Quando uma pessoa digita sua URL no navegador ou você clica no link de algum site, o servidor interpreta essa informação e direciona para onde seu site está hospedado. É como se fosse o telefone celular, onde você tem um número e pode mudar de operadora quando quiser.

A URL é algo tão comum, que às vezes não notamos a sua importância. Uma URL bem estruturada pode causar grande impacto na estratégia digital de qualquer negócio e o oposto também é verdade: seu domínio pode ser longo demais, difícil de entender ou não estar relacionado a seu público.

É importante lembrar que muita gente digita o endereço de um site diretamente na barra do navegador. É mais provável que ela prefira digitar um nome mais curto ou simples. Temos também a questão do entendimento completo do que é o negócio, já pelo domínio, como por exemplo “futurorico.com.br” é melhor do que “abcconsultoriafinanceira.com.br”.

Cada visita perdida por algum dos problemas citados acima é uma venda em potencial que foi desperdiçada. Por isso, as suas URLs são tão importantes.

URLs amigáveis

Uma URL amigável é aquela onde o endereço aparece de forma clara e inequívoca. Por exemplo http://www.minhaloja.com.br/products/id=988 é confuso, mas http://www.minhaloja.com.br/camisetas-masculinas/estampa-estelar dá para entender perfeitamente. Quando aparece nos mecanismos de busca, esse segundo modelo tende a ser mais clicado.

Porque meu domínio é um ativo?

Você sabe que um negócio que não está na internet, praticamente não existe. Uma presença na web, mesmo que básica, dá uma noção de que a empresa dedicou pelo menos um tempo a estar disponível para os clientes. Tirando aquelas empresas que atuam em mercados fechados, todas as pequenas empresas precisam estar na internet e tudo começa com o endereço do site.

É o domínio que serve de âncora para todo o site e ponto de partida para todo o conteúdo abaixo dele. Da divulgação mais simples, passando pelo email corporativo e chegando até as campanhas de marketing nas redes sociais, tudo passa pelo endereço de internet que você escolheu.

Agora imagine a seguinte situação: você registra um endereço, faz um site e o respectivo email e depois de um ou dois anos, simplesmente esquece de pagar a anuidade à http://registro.br (entidade que administra os domínios brasileiros). Daí perde o direito de uso do domínio e simplesmente todo o gasto de tempo e dinheiro que teve, vai por água abaixo.

O seu domínio é tão importante quanto a sua marca. É um dever seu mantê-los, como um bem intangível de sua empresa. Eles tem valor, apesar de ambos serem relegados a segundo plano, principalmente no início da empresa. Já vi casos de clientes que simplesmente não deram a devida atenção ao domínio e perderam acesso a email em momentos cruciais para a empresa.

É isso aí. Tenha cuidado com esses pequenos detalhes e não se esqueça de que essa consultoria de como registrar o melhor domínio para você ou seu negócio, assim como qualquer outra orientação a respeito de seu site é um serviço agregado e sem custo adicional para todos os nossos clientes.

Tags:

Estamos aqui para ajudar!

Se você tem dúvidas sobre nossos serviços, valores ou formas de contratação, fale agora com nossos atendentes.

http://angulare.com.br/medicos
Sua indústria na internet
Open chat
1
Olá, gostaria de mais informações sobre a criação de sites ou administração de redes sociais.
Powered by